quinta-feira, 30 de junho de 2011

QUARTA DIA 30-06-2011 VACINAÇÃO


No Recife, vacinação contra pólio vai até dia 22 de julho

Publicado em 30.06.2011, às 15h56

Do NE10
Apesar de a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite chegar ao fim nesta sexta-feira (30), no Recife, a imunização segue até o próximo dia 22 de julho. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 90 mil crianças até cinco anos já foram vacinadas, na campanha que teve início no último dia 18. Ou seja, 86% do total de 103.695 meninos e meninas que formam o público-alvo já tomaram as duas gotinhas contra a paralisia infantil.

“Tradicionalmente, o Recife atinge a cobertura apontada pelo Ministério da Saúde. Para alcançarmos a meta preconizada pelo órgão, as cerca de 180 unidades de saúde da rede receberão, de segunda a sexta, os pais e responsáveis para vacinarem seus filhos. É importante que eles levem a caderneta de vacinação da criança. Se houver necessidade, faremos a atualização das doses que precisam ser ministradas”, afirmou a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização, Elizabeth Azoubel.

Já a vacinação contra o sarampo imunizou mais de 87 mil crianças entre um e sete anos, o que representa 76% das 121.656 pessoas aptas a receber a dose, que também protege contra a caxumba e a rubéola.

SOBRE A POLIOMIELITE - É uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida pelo poliovírus. A infecção ocorre, principalmente, por via oral. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire lesões sérias que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. Existe de forma endêmica no Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão e em outros 22 países, como Angola, Uganda, Sudão, Libéria e Senegal.

SOBRE O SARAMPO – Causada pelo Morbili vírus, é uma enfermidade aguda e altamente contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de contágio varia de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo. É uma das mais graves das doenças comuns da infância.

Nenhum comentário:

Quem sou eu