terça-feira, 22 de setembro de 2009

TERÇA 22.09.09 QUE DIZER DO TERMO PROFETA



Estamos nos dias atuais, pansando por um momento muito delicado, quando se diz respeito ao TERMO e PESSOA DO PROFETA.

Alguns acabam se confundindo a esses termos e fala de que não conhece e até diz ou profetisa o que Deus não mandou, quanto de nós jánão ouvimos dizer, (assim diz o Senhor) se que o Senhor tenha dito. Mais chamo a sua atenção para dizer que não vamos generalizar; Ao ponto de descrê no que verdadeiramente o Senhor diz.

Leia, pense e pondere, porque o caminho do sábio é para cima e do tolo é para baixo.

vejamos:

Profeta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Profetas)
Inspiração profética: Os lábios de Isaías tocados pelo fogo, por Benjamin West
Ana e Simeão no Templo. Rembrandt van Rijn séc. XVII

Profeta no feminino profetisa (do grego: πρoφήτης, prophétes)[1] pode significar a pessoa que é capaz de predizer acontecimentos futuros (veja Divinação); ou ainda uma pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus. Aos falsos profetas aplicava-se a pena de morte, na Lei Moisaica.

O livro do Antigo Testamento, revela antes de serem comumente chamados profetas, tais pessoas eram chamados de videntes. (I Samuel 9:9) É um nome sugestivo que descrevia as pessoas a quem Deus revelava os acontecimentos futuros, por meios de sonhos, visões ou aparições de anjos. Eram escolhidos por Deus e tinham enorme autoridade religiosa e influência. Normalmente, eles eram tidos como conselheiros e instrutores da Lei de Deus.

A expressão "filhos dos profetas", designava todos aqueles que se tornavam discípulos e ministros ajudantes (ou seja, servidores) dos profetas do Antigo Testamento.

A expressão "os Profetas", pode referir o conjunto de livros (Neviim) escritos pelos profetas.

O profeta é uma figura chave em muitas religiões: judaísmo, cristianismo, islamismo, fé bahá'í e outras.

Índice

[esconder]

[editar] Profeta no Judaísmo e no Cristianismo

Para o judaísmo e para o cristianismo, há vários profetas, conforme o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Ser profeta no cristianismo é ser aquele que fala por Deus

[editar] Profetas da Bíblia

Os Profetas do Antigo Testamento são classificados como Profetas Maiores e Profetas Menores; esta classificação se refere apenas ao tamanho dos livros associados aos Profetas Maiores, que são maiores. Além disso, existem também Profetas aos quais não está associado um livro, como Elias ou Eliseu.

[editar] Profetas Maiores

Uma observação é que no livro de Gênesis o Patriarca Abraão é denominado de Profeta veja: "Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás,tu e tudo o que é teu." (Gênesis 20 : 7)

[editar] Profetas Menores

[editar] Profetas do Novo Testamento

[editar] Profeta no Islão

O islamismo possui raizes judaico-cristãs, compartilha a fé em varios profetas, desde Adão, passando por Abrãao, até Jesus e Maomé, todos divulgaram revelações ou inscrições da palavra de Deus a os seres humanos, o ultimo, o selo dos varios profetas foi Maomé.

[editar] Profetas na Fé Bahá'í

A Fé Bahá'í considera duas classes de Profetas: os independentes, com seguidores, e os dependentes, seguindo os primeiros. Os independentes, de acordo com os escritos Bahá'ís, são os Fundadores das grandes religiões mundiais conhecidas, como Krishna, Abraão, Moisés, Buda, Zoroastro, Cristo, Maomé, O Báb e Bahá'u'lláh. Os profetas dependentes, segundo 'Abdu'l-Bahá, filho de Bahá'u'lláh:

"..seguem e dão-lhes seu apoio, pois são apenas ramos, não tendo independência, recebem a Graça dos Profetas universais. Assemelham-se à lua, que não é luminosa e radiante por si mesma, mas recebe do sol a sua luz."

Possuem como missão espalhar a Fé de Deus à humanidade. Entre eles encontram-se várias figuras Bíblicas como Isaías, Daniel, João Batista, e assim por diante, adicionando também os Profetas do Islão, como também da própria religião Bahá'í.

Nenhum comentário:

Quem sou eu