sexta-feira, 29 de maio de 2009

SEXTA 29-05-2009 LIÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL


Lição 09 - A importância da Santa Ceia



Leitura Bíblica em Classe
1 Coríntios 11.23-32

Introdução:

I. O que é a Santa Ceia

II. Os elementos da Santa Ceia

III. Lições doutrinárias da Santa Ceia



Conclusão:


Palavras-chave: Santa Ceia, memorial, instituição, sacramento.


A Profanação da Ceia do Senhor vv.17-22


I. “Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo” (v.17).


II. Ele inicia sua repreensão contra eles tratando de mais detalhes do que o acima exposto.

1. Ele lhes fala que, quando se ajuntam, há divisões, cismas — schismata.

2. Eles os repreende, não somente pelas discórdias e divisões, mas por causa de desordens escandalosas: “Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se” (v.21).


III. O apóstolo coloca a culpa rigorosamente sobre eles:

1. Dizendo-lhes que a sua conduta destruía integralmente o propósito e o uso de tal instituição é para comer a Ceia do Senhor’ (v.20).

2. Sua conduta trazia em si um desrespeito à Casa de Deus, ou seja, à igreja (v.22).

O Propósito da Ceia do Senhor vv.23-34

Para corrigir essas grosseiras corrupções e irregularidades, o apóstolo destaca aqui a sagrada instituição da Ceia do Senhor. Isto deve servir de regra na reforma dos abusos.

I. Ele nos relata como conheceu os princípios da Ceia do Senhor. Ele não estivera entre os apóstolos na primeira instituição, mas ‘...eu recebi do Senhor o que também vos ensinei’ (v.23).


II. Ele nos dá um relato mais detalhado do que encontramos em outro lugar. Aqui nós temos um relato:

1. Do autor: nosso Senhor Jesus Cristo. Somente o rei da igreja tem poder para instituir sacramentos.

2. Do tempo da instituição: ela ocorreu ‘na noite em que foi traído’, justo quando ele estava iniciando seus sofrimentos, os quais devem ser celebrados dessa maneira.

3. Da instituição em si mesma. Nosso Salvador tomou o pão, e quando Ele deu graças, ou abençoou-o (conforme está em Mt 26.26), ‘o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear; tomou o cálice, dizendo [...]

4. Dos elementos do sacramento: a) Tanto com relação aos sinais visíveis: o pão e o cálice. b) Quanto com relação às coisas significadas pelos sinais exteriores: eles são o corpo e o sangue de Cristo, seu corpo partido, seu sangue derramado, todos juntos com todos os benefícios que fluem de sua morte e sacrifício: ‘...é o Novo Testamento no meu sangue.’

5. Das ações sacramentais: a) As ações do nosso Salvador, que consistiram em tomar o pão e o cálice, dar graças, partir o pão, e distribuir um e outro; b) As ações dos comungantes, que consistiam em tomar o pão e comê-lo, tomar o cálice e beber dele, e ambas em memória de Cristo.

6. Das finalidades da instituição: a) Ela foi designada para ser realizada em memória de Cristo, para manter vívido em nossas mentes um favor antigo, sua morte por nós; b) Ela deveria anunciar a morte de Cristo, declará-la e publicá-la, comemorar e celebrar sua gloriosa condescendência e graça em nossa redenção.


7. E de outras recomendações em relação à instituição da ceia: a) Deve ser freqüente ‘todas as vezes que comerdes este pão...’; b) Perpétua. “até que venha o Senhor.”

III. O perigo de receber a ordenança indignamente.

1. Contrair grande culpa. “Serão culpados do corpo e do sangue do Senhor” (v.27), de violarem essa sagrada instituição, de desprezarem seu corpo e sangue.


2. Correr um grande risco. “Eles comem e bebem para sua própria condenação” (v.29). Eles provocam a Deus e, provavelmente, atrairão punição sobre si mesmos.

IV. O dever daqueles que vêm à mesa do Senhor.

1. Examine-se, pois, o homem a si mesmo’ (v.28), teste-se e aprove-se a si mesmo. Considere o propósito sagrado dessa santa ordenança, sua natureza e uso, e compare seus próprios objetivos para ir à Ceia do Senhor e sua disposição mental para participar dela; e, quando, tiver aprovado a si mesmo em sua própria consciência diante de Deus, então participe.

(Crédito: Adaptado do livro Comentário Bíblico Novo Testamento Atos a Apocalipse, CPAD, pp.475-478)



Nenhum comentário:

Quem sou eu